1º de abril de 1969. O dia em que Maria Dília Portela Godoy deu o primeiro passo para a realização de um grande sonho. Com apenas oito crianças e um amor incomensurável pela educação, “Tia Dília” começou uma pequena escola dentro de sua própria casa, na rua Josephina Mandotti, em Guarulhos. Nascia a Escola de Educação Infantil “O Pequeno Príncipe”.
A escola lançou raízes firmes e hoje, em suas dependências – Berçário e Escola Infantil O Pequeno Príncipe e Colégio Mater Amabilis –, recebe perto de 2000 alunos a partir de 4 meses de idade, com a missão de proporcionar uma educação de excelência, através de um projeto pedagógico vivo, dinâmico e flexível, que vê o aluno como protagonista de sua formação.
Incentivamos o conhecimento, a dedicação, o diálogo, a solidariedade e a convivência com a pluralidade de crenças, opiniões e credos, vislumbrando um ambiente de estímulo contínuo ao aprendizado através dos anseios de cada um de nossos alunos.
Assumimos nossa responsabilidade socioambiental em todos os segmentos educacionais, pois acreditamos na formação de um cidadão global, e celebramos cada conquista com muito orgulho, afinal somos uma escola associada ao PEA Unesco desde 2009, destaque no ENEM, em aprovações e em Olimpíadas Científicas nacionais e internacionais.
Compartilhamos alegrias, vitórias, desafios, mas, acima de tudo, relações humanas reais e transformadoras. Porque aqui você cresce.
Somos Pequeno Príncipe. Somos Mater Amabilis.
Os alunos passam a ter aulas de Educação Financeira e Ciências Digitais no Ensino Fundamental II e, no Ensino Médio, alinhado à nova BNCC, passamos a oferecer 20 itinerários formativos no 1º e 2º ano – disciplinas como Gamificação, Biotecnologia, Liderança e Voluntariado, Escrita Criativa, entre outras.
Adotamos o material didático do Sistema de Educação Poliedro desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio, em total consonância com nossos objetivos educacionais. Através de uma parceria que se fortifica a cada dia, e que vai muito além do material didático, o Poliedro atua conosco em soluções educacionais que vão do desenvolvimento de aulas até a preparação de conteúdo e formação de docentes, colocando a transparência e o compromisso com a excelência como pontos-chave para a parceria.
O material didático SAS (Sistema Ari de Sá) é utilizado na Educação Infantil – do Minimaternal ao Pré II – desde 2022, dado que preenche importantes critérios analisados por nossa equipe pedagógica. Dentre eles, destacam-se a coerência com os princípios e objetivos que priorizamos na formação das crianças e a efetiva capacitação do corpo docente.
O programa de aprendizagem emocional, desenvolvido aula por aula pelo Programa Semente, busca desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos, fornecendo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do autoconhecimento, autocontrole, empatia e habilidades sociais. Com aulas semanais para o Ensino Fundamental e Médio, contribui para que os alunos se tornem pessoas preparadas para os desafios da vida, capazes de resolver conflitos, solidários, capacitados e conscientes.
Cada detalhe do nosso espaço é pensado para proporcionar uma experiência de desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor e emocional às crianças, de forma adequada para cada faixa etária.
Na Sala Psicomotora, as crianças são estimuladas sensorialmente por meio de uma diversidade de materiais, painéis interativos, brinquedos, músicas e rodas de histórias. O Lactário é um ambiente preparado para que os bebês possam fazer as refeições, com cadeirões de alimentação adequados à idade e que fornecem total segurança.
No Solário acontecem as brincadeiras ao ar livre e o banho de sol, tão importante para a absorção de Vitamina D pelos bebês, e o Dormitório é um espaço aconchegante para relaxar e tirar uma soneca. Também utilizam a Brinquedoteca e a Sala de Leitura do Pequeno Príncipe, onde exploram o mundo da imaginação e participam de contações de histórias e brincadeiras com fantoches.
A proposta pedagógico da Escola O Pequeno Príncipe e do Colégio Mater Amabilis coloca o aluno como protagonista de sua formação. Através de um projeto vivo, dinâmico e flexível, os professores acompanham nossos alunos em uma trajetória que tem a finalidade de formar um cidadão global – crítico, ético e autônomo –, e que se aproprie do conhecimento com responsabilidade e propósito.
Humanizar e personalizar o homem, colocando-o a serviço do próprio desenvolvimento, mas também do desenvolvimento da comunidade, é a meta maior a que se propõe o Colégio Mater Amabilis, quando procura formar cidadãos:
Propomo-nos, portanto, a, além de mediar a transmissão dos conhecimentos, orientar os nossos alunos no caminho da emancipação intelectual, moral e afetiva, da convivência com a pluralidade de crenças, opiniões e credos e do estabelecimento da cooperação como base para a democracia; habilitá-los na mediação de conflitos e na tomada de decisões, através do diálogo como prática, pregando o respeito às diferenças individuais e incitando-os à convivência; incentivá-los à crítica social, à inconformidade com todas as práticas e mecanismos que agridam o homem e desrespeitem seus direitos fundamentais; estimulá-los a valorizar, respeitar e preservar o meio ambiente, bem como a atuar como agentes transformadores desse meio, em prol de seus semelhantes.
Cada ciclo possui uma matriz curricular que segue as diretrizes da legislação educacional, atualizados para a BNCC, e que visa o pleno desenvolvimento do aluno no atual contexto sociocultural.
A escola adota o sistema trimestral na divisão do ano letivo, utilizando instrumentos de avaliação de aprendizagem diversos, como provas, trabalhos, simulados e atividades extras, de forma que cada um possui uma contribuição específica no diagnóstico das competências e habilidades.
O Colégio Mater Amabilis também proporciona projetos multidisciplinares diversos, com destaque para as iniciativas socioambientais do SOS Mater – onde os alunos são responsáveis pelo planejamento e organização -, as Maratonas de Leitura e Ortografia, a Mesa Redonda do Ensino Médio e a participação em mais de 25 diferentes Olimpíadas Científicas.
O SOS Mater, Serviço de Orientação Social do Colégio Mater Amabilis, desenvolve atividades para que o aluno possa exercer a cidadania dentro da escola através de três frentes: ambiental, sociocultural e de voluntariado. São projetos onde os alunos, de Ensino Fundamental e Ensino Médio, são responsáveis pelo planejamento, organização e execução.
O projeto do Cursinho Solidário surgiu em 2010, onde alguns professores do colégio se reuniram para dar aulas voluntariamente e preparar alunos de escolas públicas para os vestibulares. Atualmente o cursinho conta com a participação dos alunos do colégio que, voluntariamente, ministram as aulas da maioria do conteúdo programático sob a orientação e supervisão dos professores de cada área. Essa proposta foi iniciada em 2022 com o objetivo de se implantar um modelo de aprendizagem e integração horizontal, estimulando a autonomia, o protagonismo dos educandos e o compartilhamento de vivências e experiências no processo de ensino-aprendizagem.
O Cursinho Solidário mantém 45 alunos, exclusivamente de escolas públicas, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, no período noturno, das 18h45min às 22h45min, no próprio Colégio Mater Amabilis. O cursinho é uma ação inclusiva fundamental para aqueles que precisam se preparar para ingressar no ensino superior, seja através da política de bolsas (PROUNI), em importantes faculdades particulares, ou preferencialmente, nas tão disputadas universidades públicas.
Em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) escolheu como tema anual a celebração das Línguas Indígenas, a fim de contribuir para a conscientização cultural e a preservação da cultura indígena ao redor do mundo.
Pensando nessa temática, e reforçando o compromisso do Colégio Mater Amabilis como escola associada ao PEA Unesco, o SOS Mater decidiu trabalhar as questões socioculturais relacionadas aos indígenas, organizando oficinas, debates e um evento cultural, que teve o tema como norteador e iniciou um projeto de resgate e valorização na cidade de Guarulhos, contando com a participação de seis diferentes etnias locais.
O Projeto Anhuma tem como objetivo desenvolver a prática de observação de aves (birdwatching) como uma forma de aproximar os alunos do contato com a natureza, aguçar a percepção sensorial do ambiente que os cerca e conscientizá-los da importância de se preservar e ampliar as áreas verdes da cidade.
A palavra anhuma designa uma ave típica da região de Guarulhos que, inclusive, está na bandeira da cidade. O projeto envolve diversas séries, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e trabalha desde a simples observação, passando pela catalogação das espécies, até a produção de um catálogo próprio da escola. Com a iniciativa, o colégio foi laureado com o Selo Ambiental do Município de Guarulhos em 2019.
O Projeto de Destinação de Resíduos Sólidos, que o SOS Mater desenvolve em parceria com a Cooperativa Nova Vida, surgiu em 2017 com o objetivo de conscientizar os alunos quanto às questões socioambientais que envolvem os resíduos e também à inserção da escola no cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Sendo assim, ao invés de trabalharmos a destinação com empresas já estruturadas, decidimos potencializar o caráter social do projeto, trabalhando com a cooperativa de catadores de rua Nova Vida. Dentre as atividades, os alunos fiscalizam o descarte de resíduos diariamente, atuam na separação, armazenamento e quantificação, e ainda acompanham as famílias de catadores, promovendo campanhas de doação e discutindo a cadeia produtiva e as questões sociais que envolvem esse ciclo.
Em 2018, o projeto conquistou o Selo Ambiental Guarulhos na categoria Instituição de Ensino Amiga do Meio Ambiente.
Para complementar o projeto pedagógico da escola e proporcionar maior conveniência e segurança às famílias, oferecemos alguns serviços exclusivos à comunidade escolar.
A biblioteca oferece aos alunos um ambiente acolhedor e espaçoso, com acervo de mais de 25.000 títulos. Possui área infantil, para contação de histórias, mesas individuais de estudo, computadores com acesso à internet e salas de estudos reservadas.
Com a disponibilização da lista de livros para cada série, que ocorre anualmente, a escola oferece à comunidade a possibilidade de compra diretamente na escola, através do Magazine e Livraria Portela Godoy. Além dos livros didáticos e paradidáticos e do kit de material escolar, possui itens básicos de papelaria que podem ser adquiridos por alunos e famílias.
Atendimento: Segunda à Sexta – 8h às 18h
Telefone: 11 3809.2030
Disponibilizamos uma lista de condutores escolares autônomos indicados pela Escola O Pequeno Príncipe e Colégio Mater Amabilis. Somente os condutores desta lista são autorizados a acessar a uma área exclusiva do colégio para embarque e desembarque, onde os alunos entram na escola com total segurança e comodidade.
Além disso, a escola oferece um transporte exclusivo aos alunos que residem na cidade de Arujá, com possibilidade de transporte ida e volta, somente ida, somente volta e viagens avulsas. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria.
O uniforme escolar é obrigatório aos alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio no período regular de aulas e também em todas as atividades extras realizadas na escola. A venda ocorre exclusivamente no colégio, ao lado da Secretaria do Colégio Mater Amabilis.
Atendimento: Segunda à Sexta – 8h às 18h
Telefone: 11 3809.2030
Rosa Maria Restaurante e Cantina está no Colégio Mater Amabilis para oferecer soluções de qualidade de vida da forma mais abrangente possível, com todo conhecimento, experiência e carinho que dedica às crianças.
O horário de funcionamento é das 11h30 às 14h30, e o cardápio é elaborado por chefs e nutricionistas especializados em alimentação infantil, para atender todas as necessidades nutricionais e garantir uma alimentação variada e saborosa para os alunos.
Para mais informações, ligar para 11 3809-2046
Apresentamos a School of Rock, nossa nova parceira como escola de música!
Com um método de ensino que foca a aprendizagem na prática e estimula os alunos a usarem a imaginação, criatividade e cria oportunidades para desenvolver diferentes habilidades.
Os programas oferecidos atendem alunos a partir de 2 anos de idade e as aulas são realizadas na School of Rock que fica dentro na escola.
Para mais informações, ligue para 11 3809-2049
O Berçário O Pequeno Príncipe, a Escola Infantil O Pequeno Príncipe e o Colégio Mater Amabilis possuem entradas de aluno independentes e são interligadas para facilitar o acesso e integração de alunos e famílias de todos os ciclos escolares.
A Secretaria e Tesouraria funcionam na Rua Josephina Mandotti, 158 – Jardim Maia – Guarulhos/SP.
Conheça as escolas e seus espaços através do tour virtual: Berçário, O Pequeno Príncipe, Colégio Mater Amabilis.