Sala de estimulação psicomotora favorece o desenvolvimento dos bebês

Berçário d’O Pequeno Príncipe conta com ambiente que dispõe de diversos objetos, como rolos, espelhos, colchonetes e bolas, para ajudar a criança a descobrir o seu potencial

Para estimular o desenvolvimento dos bebês, para que possam atingir toda a sua capacidade nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor, o berçário d’O Pequeno Príncipe, a unidade de educação infantil do Colégio Mater Amabilis, dispõe, entre outras instalações, de uma sala de estimulação psicomotora.

O espaço contém diversos equipamentos e objetos para a estimulação do bebê, de acordo com a faixa etária, como rolos, espelhos, colchonetes, bolas, circuito motor espumado e brinquedos sonoros. Para desenvolver os aspectos sensoriais, por exemplo, as crianças manipulam diferentes materiais, que variam em textura, forma e aspectos físicos, como água, macarrão, papel, lixa, algodão e gelatina.

Em relação às atividades motoras, elas são estimuladas na coordenação motora grossa e fina, utilizando circuito espumado, brinquedos de encaixe e quebra-cabeça, entre outros.

“Por meio dos brinquedos e do brincar, elas descobrem o mundo, objetos e pessoas”, diz Izabele Formizano, coordenadora do berçário.

Izabele explica que a criança vai rolar, rastejar, sentar, engatinhar e andar quando seu sistema neuropsicomotor estiver pronto para isso. “A nossa função é incentivar o bebê a descobrir o potencial do seu próprio corpo para superar bem todas essas fases do desenvolvimento”, afirma.

“É por meio do corpo que o bebê se comunica. Ao desenvolver a sua motricidade, melhora também a sua comunicação com o mundo. A partir do momento que ele adquire habilidades sobre o seu próprio corpo, ele concretiza as ações que deseja, fica mais independente e tem mais satisfação e autoestima”, finaliza a educadora.

Sem Comentários

Postar Um Comentário