Saraus literário e de poesias valorizam a leitura e a produção de textos

Eventos ocorreram no mês de setembro e envolveram alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

No mês de setembro, duas atividades relacionadas à literatura aconteceram no Colégio Mater Amabilis. No sábado, 14 de setembro, foi realizado o Sarau Literário do Ensino Fundamental II, em que os alunos do 6º ao 9º ano foram incentivados a apresentar textos e outras produções autorais. Na sexta, 27 de setembro, foi a vez do Sarau de Poesias dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Ambos os eventos ocorreram no auditório do colégio.

Thiago Maerki, professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, explica que a proposta do Sarau Literário, que está na terceira edição, é incentivar o gosto pela leitura, mas também pela produção de textos — poema e prosa. “Colocamos o aluno como autor e não apenas como leitor. Queremos despertá-lo para a questão da autoria, mostrar que ele tem condições de escrever uma poesia e estar no centro desse processo”, afirma.

Além da literatura, o sarau também abre espaço para outros tipos de arte. “A maioria escreve uma poesia autoral, mas há alunos que apresentam pequenas peças teatrais, músicas instrumentais, canções e até quadros e ilustrações, em que comentam sobre o processo de criação e o que retrataram”, conta o professor.

Já o Sarau de Poesias dos alunos do 5º ano tem como objetivo destacar esse gênero literário, que é tema de estudo dos alunos dessa série. “Eles estudam os poetas brasileiros, fazem pesquisas e produzem textos desse tipo. O fechamento do projeto culmina no sarau, em que eles se apresentam em pequenos grupos e, no final, há uma apresentação musical de todos juntos”, conta Valéria Martins Dallo, professora de Língua Portuguesa do 5º ano. “É uma maneira diferente de trabalhar com poesia, valorizar a literatura e apresentar para os pais aquilo que aprenderam”, completa.

Segundo ela, um dos méritos do projeto é a participação da totalidade dos alunos — e não apenas de alguns ou daqueles que têm mais facilidade. “Envolvemos todos os estudantes. É importante para eles passarem por todo esse processo, de decorar a poesia, se colocar na frente de todos, declamar.”

Em 2019, o Sarau de Poesias completou 20 anos. Diferentemente das edições anteriores, que sempre tiveram uma temática específica, este ano o evento tratou de cinco temas -família; animais; poemas brasileiros; infância; e brinquedos e brincadeiras – já trabalhados em anos anteriores. Também apresentou uma retrospectiva em vídeo dos melhores momentos das suas duas décadas de existência e homenageou os 50 anos da escola.