Férias na Escola

Projeto Férias na Escola proporciona aprendizados e brincadeiras

Programação especial durante o mês de julho, voltada para crianças até 10 anos, alunos e não alunos, tem foco nas interações, no lúdico e no desenvolvimento da criatividade

As férias escolares são momentos de pausa e merecido descanso para as crianças que tanto se dedicaram e estudaram ao longo do semestre. Mas também podem ser uma oportunidade de brincar e desenvolver a criatividade, por meio de atividades lúdicas e diversificadas.

Pensando nisso, a E.E.I. O Pequeno Príncipe e o Colégio Mater Amabilis oferecem uma programação especial durante o mês de julho para os alunos do Minimaternal ao 5º ano do Ensino Fundamental, respeitando todos os protocolos sanitários. Neste ano, a iniciativa foi ampliada para crianças de 4 a 10 anos de idade de outras escolas. As atividades, variadas e realizadas em ambiente seguro, acontecem de 1/7 a 30/7, das 7h às 18h, com almoço e lanche da tarde incluídos.

“O principal objetivo do Projeto Férias na Escola é acolher as crianças durante o período que algumas famílias precisam continuar em sua rotina de trabalho, garantindo atividades que mantenham o vínculo com a aprendizagem, mas que envolvam o brincar e o lúdico, e que tenham foco na cultura, na produção de objetos, no esporte e no contato com a natureza”, diz Fernanda Mendes, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I.

Na programação deste ano, as brincadeiras, vivências e atividades de cada semana tem um tema norteador, de acordo com os interesses e expectativas de cada faixa etária. Para as crianças do Berçário ao 1º ano, os temas desenvolvidos foram Dinossauros, Sistema Solar, Circo e Sítio do Picapau Amarelo. Para as crianças do 2º ao 5º ano, as temáticas abordam Cultura Indígena, Animais e Preservação da Fauna Brasileira, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Festa Julina e Literatura de Cordel.

As crianças participam de Oficinas de Arte, Culinária, Contação de Histórias, Ciência, Cinema, Tecnologia e Musicalização, entre outras, além de Gincanas e Esportes. “As atividades esportivas foram cuidadosamente planejadas e preparadas pela equipe esportiva do colégio, com foco no resgate de brincadeiras tradicionais”, conta Fernanda.

A coordenadora destaca que, para vivenciar um pouco mais a cultura indígena, as crianças também puderam interagir com alguns representantes indígenas da etnia Kaimbé. “Foi um momento de muito aprendizado e diversão”, afirma.

“Vamos encerrar mais uma vez o nosso projeto com a certeza de meta cumprida estampada no rosto de cada criança e no depoimento das famílias que estiveram conosco nesse período. Todas as experiências estão sendo únicas e muito enriquecedoras”, finaliza.