Você conhece o SOS Mater? Confira o que está por vir.

Preparamos nossos alunos para a vida e, com esse objetivo, estimulamos a responsabilidade social de cada um deles. Sendo um colégio associado ao PEA Unesco, destacamos a importância da conscientização sobre assuntos relacionados à sustentabilidade ambiental e social.

O SOS Mater, Serviço de Orientação Social do Colégio Mater Amabilis, tem como missão integrar os alunos em atividades dentro do ambiente escolar que promovam a cidadania. Os projetos envolvem três vertentes: ambiental, sociocultural e de voluntariado, nos quais os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio são responsáveis pelo planejamento, organização e execução. Confira um pouco mais sobre essas atividades:

Para contribuir com a conscientização cultural, surgiu o Projeto Indígenas de Guarulhos. Com o objetivo de resgatar e de valorizar a cultura indígena da cidade de Guarulhos, são organizadas oficinas, debates e eventos, que contam com a participação de diferentes etnias locais, principalmente, do povo Kaimbé.

No Projeto Anhuma, aproximamos nossos alunos da natureza, por meio da prática de observação de aves, conhecida como “birdwatching”. Além de estimular os sentidos em relação ao ambiente ao redor, eles são conscientizados da importância de preservar e ampliar as áreas verdes da cidade.

O Projeto de Destinação de Resíduos Sólidos, desenvolvido em parceria com a Cooperativa Nova Vida, foca em questões socioambientais relacionadas aos resíduos e na inserção da escola no cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para destacar o caráter social do projeto, trabalhamos com a cooperativa de catadores de rua Nova Vida também.

Nossos alunos contribuem, diariamente, realizando a fiscalização do descarte de resíduos, atuando na separação, armazenamento e quantificação, além de acompanharem as famílias de catadores, o que promove campanhas de doação e discuti a cadeia produtiva e as questões sociais envolvidas nesse ciclo.

Aqui no SOSMater somos amigos do planeta, venha ser você também! 🌎

Confira um pouco dos registros das nossas atividades abaixo: