amizade

Um vínculo chamado amizade e o despertar do que há de melhor

Por que essa conexão é tão importante ao longo da vida e quais os benefícios da construção de laços no ambiente escolar?

Compartilhar histórias, aprendizados, segredos, risadas, brincadeiras, estudar junto, passear, conhecer o mundo do outro e mostrar o próprio, em uma relação de confiança, afetuosidade e sintonia. Formar laços de amizade é extremamente saudável e enriquece a vida. Agregadora, a escola é um local favorável ao estabelecimento de vínculos sólidos e profundos, por meio de interações, que ocorrem todos os dias, a cada momento.

Platão já sabia o seu valor: “a amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”. E está cientificamente comprovado. Amigos despertam o que há de mais positivo dentro da gente, como empatia, compaixão, amorosidade, respeito às diferenças, sociabilidade, sensação de pertencimento e vários sentimentos construtivos que vão resultar em
bem-estar físico, mental e emocional, contribuindo com a saúde e a longevidade.

“A instituição de ensino é uma extensão da família e da sociedade. Nas vivências que estimulamos
no dia a dia – como rodas de conversa, grupos de estudo, projetos, olimpíadas, entre tantas outras atividades curriculares e extracurriculares –, as trocas fluem, os laços vão se formando naturalmente
e acabam por extrapolar as fronteiras da escola. Mesmo depois de adulto, quem não se lembra ou tem contato com um amigo que fez no intervalo ou nas salas de aula?”, pergunta a professora do Ensino Fundamental I do Mater, Heliomara Moreira, a “tia Mara”.

A educadora é um exemplo de que as amizades feitas no ambiente escolar podem ser para a vida toda. “Os vínculos ocorrem não apenas entre alunos, mas chegam até as famílias que organizam estudos, passeios e reuniões em conjunto. Há elos também entre estudantes e profissionais da escola,
e educadores e pais. Alunos e suas famílias estiveram comigo em acontecimentos marcantes, como
meu casamento e nascimento de minhas filhas, e me apoiaram em períodos difíceis. São amigos que valorizo demais”, diz.

“Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”

A amizade vai muito além de uma curtida, um comentário ou um emoji. Não é quantidade e, sim, veracidade e profundidade. Quando desinteressada, é um dos elos mais resistentes ao tempo, ao espaço e às adversidades pelo caminho.

As conexões construídas na escola, que vão se estreitando pouco a pouco, potencializam a capacidade de aprendizagem, tornam qualquer ambiente melhor, elevam a autoestima e a autoconfiança, e criam uma forte rede de apoio e segurança. “Com a retomada das aulas, os alunos retornaram eufóricos, pois puderam rever seus amigos presencialmente e resgatar a convivência dentro dos protocolos de prevenção. Além disso, foram totalmente receptivos com os colegas que chegaram este ano ao colégio, e estão prontos para iniciar novas e boas amizades”, conta.