Matemática

5 estratégias para as crianças exercitarem a matemática

A matemática faz parte do dia a dia.  Assim como o letramento, é importante se apoderar das informações numéricas, compreendê-las e interpretá-las desde cedo, para interagir e tomar decisões com criticidade e propriedade ao longo da vida, nos diversos contextos sociais.
A educadora do Fundamental I do Mater, Larissa Parolin, apresenta cinco estratégias para os pais incentivarem a observação e a análise das crianças, exercitando a matemática de forma leve, criativa e prazerosa.

  1. Lógica na brincadeira: aposte nesta diversão

Alguns jogos estimulam o raciocínio lógico, como xadrez, rummikub, dominó, baralho e aplicativos lúdicos com foco na resolução. Além de proporcionar benefícios físicos e no convívio social, a prática do esporte – individual ou coletiva – também traz vários conceitos matemáticos, como número de pontos efetuados, geometria espacial, medições de tempo, velocidade e distância, probabilidade e estatística, que vão sendo assimilados durante o processo de aprendizagem ativa.

  1. Vamos até a padaria?

Sair de casa para comprar pão pode ser uma grande experiência matemática. Procure elaborar perguntas: quantos pães serão necessários comprar para dividir, por exemplo, entre a família de quatro pessoas? É melhor levar duas unidades para cada um e multiplicar as chances de não ter que voltar mais tarde de novo? Qual seria o valor pago para cada uma das situações? Antes de decidir, que tal somar e subtrair, levando em conta o valor unitário?

  1. Férias: de olho no saldo do cofrinho

A matemática contribui, desde a infância, na educação financeira. Com a proximidade das férias escolares, tente despertar a curiosidade da criança. No calendário, quantos dias faltam até lá? Ainda será preciso poupar quanto, em valores, para aquele passeio no tempo de folga?

  1. Por que a roda do carro é redonda e a almofada do sofá quadrada?

A geometria está em todos os lugares. Incentivar a observação das formas ajuda na compreensão do que muda ou não na funcionalidade de determinado objeto. Além disso, oferecer materiais para dobraduras permite que as crianças explorem os ângulos. Vale
lembrar que a geometria, além das formas, também trabalha a localização espacial. Estimule brincadeiras com pontos de referência e mudanças de direção e sentido.

  1. Dia de preparar uma pizza, um disco fracionário

Quem disse que aprender matemática não pode ser delicioso? Frações e cálculos, geometria, medidas e grandezas fazem a festa na gastronomia! Por que em algumas receitas aparece o grama como medida e, em outras, xícaras ou colheres? Qual a proporção correta dos ingredientes? E o tempo de preparo, para ficar atento ao relógio? Ao servir, por que fracionar a pizza ao meio, em quartos ou oitavos? É bom calcular, para repartir com todos!

Sem Comentários

Postar Um Comentário