Lincon Yasuda

Quatro habilidades para aprender com Lincon Yasuda, técnico de seleções olímpicas e do Mater

Lincon Yasuda começou a praticar tênis de mesa aos 10 anos como um incentivo da família. Aos 18, foi campeão brasileiro na categoria juvenil e, desde 93, é treinador no Mater Amabilis.  Chefe da equipe brasileira de Tênis de Mesa nas Olímpiadas de Tóquio 2020 e Rio 2016, Yasuda é coordenador técnico de seleções olímpicas desde 2013.

O mesa-tenista brasileiro, Gustavo Tsuboi, foi um dos atletas treinados por Lyncon Yasuda no passado. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Tsuboi tornou-se o terceiro brasileiro na história a chegar às oitavas de final do tênis de mesa, feito obtido anteriormente apenas por Hugo Hoyama (Atlanta, 1996) e Hugo Calderano (Rio, 2016).

Para o treinador do Mater – que coleciona títulos nos Jogos Latino-Americanos e Sul-Americanos e, de 2006 a 2012, esteve à frente da Seleção Brasileira Feminina de tênis de mesa – o esporte é um meio de exercitar importantes habilidades socioemocionais. Ele cita quatros delas:

Concentração

A velocidade da bola no tênis de mesa exige alto grau de atenção e percepção do jogador para que tome a decisão mais rápida e assertiva no jogo. Isso ajuda a estimular o foco em outras
áreas de aprendizagem, ao eliminar fatores externos de dispersão e manter a concentração no que realmente é prioritário em determinado momento.

Respeito

Apesar do tênis de mesa ser um esporte individual, necessita de uma pessoa do outro lado para que o jogo aconteça. Saber respeitar o outro jogador, as regras e a equipe envolvida por trás de cada partida, incentiva a relação interpessoal e a empatia, seja com a família em casa, com os colegas e educadores na escola, no ambiente profissional, ou no dia a dia como cidadão.

Resiliência

As adversidades e frustrações fazem parte do jogo e da vida. Deixam ensinamentos valiosos para o atleta e todos aqueles que buscam a resiliência – capacidade de se recuperar de uma situação inesperada ou de um mau desempenho, compreendendo o que precisa ser mudado e seguindo em busca de novas formas de atuação e superação.

Confiança

Além de exercitar a coordenação motora, a noção espacial e a agilidade de raciocínio, o tênis de mesa ensina a ter atitude e, com isso, estimula a confiança. Jogar do primeiro ao último segundo com a mesma energia, requer um senso de autocontrole e de coragem. Isso se traduz no cotidiano em acreditar mais no próprio poder de realização.

Sem Comentários

Postar Um Comentário