Mater Amabilis investe no esporte como ferramenta educacional
Alunos podem fazer treinamentos esportivos no contraturno, gratuitamente; são oferecidas cerca de 15 modalidades
Além das aulas curriculares de Educação Física, os alunos do Colégio Mater Amabilis contam com a possibilidade de realizar treinamentos esportivos no contraturno escolar. São oferecidas, sem custo adicional, cerca de 15 modalidades esportivas. As aulas são conduzidas por professores especialistas e, em geral, acontecem duas vezes por semana e têm a duração de uma hora.
Assim, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio podem praticar, conforme a faixa etária, handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica artística, dança, capoeira, judô, pilates, fitness, yoga, tênis de mesa, xadrez e zumba. Além dessas opções, há ainda o Centro de Aprendizagem Esportiva (CAD), uma espécie de iniciação nos esportes com ênfase no desenvolvimento das habilidades motoras básicas, voltado para as crianças do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental que têm dificuldade em participar de esportes coletivos. Professores, pais de alunos e ex-alunos também podem fazer algumas dessas modalidades esportivas no período noturno, gratuitamente.
“O esporte é uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento global do ser humano. Ele desperta valores que a escola já tem como seus, como respeito, amizade e superação”, afirma Cristiano de Gouveia Alves, coordenador de esportes do colégio. Ele explica que, no ambiente escolar, o esporte é usado como um importante instrumento educacional, pois ajuda a desenvolver a disciplina, o trabalho em equipe e a tomada de decisão, além de trabalhar emoções, como a frustração.
Para dar conta desse grande leque de atividades, a escola dispõe de três quadras poliesportivas cobertas e salas específicas para a prática de ginástica, tênis de mesa, dança e judô. Também são usados um espaço recreativo com parque e uma mini-quadra. Alves diz que mais da metade dos alunos do colégio pratica esses treinamentos.
Os estudantes que participam dos treinamentos se preparam para ligas e torneios entre escolas em diversas modalidades esportivas. Uma dessas competições é a Copa Mater, organizada pelo próprio colégio. Ela acontece uma vez por ano, em junho, estende-se por 15 dias e reúne cerca de 30 escolas. Na última edição, as disputas envolveram 8 modalidades esportivas: futsal, voleibol, basquete, handebol, tênis de mesa, xadrez, capoeira e ginástica artística.
“São nessas competições que vemos os resultados dos treinamentos no desempenho dos alunos. Mas, tão importante quanto isso, é promover a interação entre as escolas e alunos, estimulando novas amizades e proporcionando aos estudantes o contato com diferentes realidades e o aprendizado em lidar com diversas situações”, conclui o coordenador.
Sem Comentários