Anotações

Fazer anotações é maneira eficiente de reter informações e aprender

Uso do caderno para registrar a aula ajuda o aluno a manter a atenção, organizar os conteúdos, identificar dúvidas e ter material fácil e acessível para estudo

Com o uso crescente de recursos e dispositivos digitais, principalmente no contexto das aulas online, fazer anotações no papel e manter um caderno organizado se mantém como uma maneira eficiente de reter informações e aprender.

“Chego até a acreditar que esses registros durante o ensino remoto são ainda mais relevantes, pois a capacidade de concentração diante de uma tela é bem menor do que presencialmente”, diz Valéria Martins Dallo, professora do ensino fundamental I do Colégio Mater Amabilis. “Ao fazer anotações, o estudante tem condições de, após a aula, rever o que foi trabalhado e fazer um levantamento das dúvidas”.

Ela explica que os alunos do ensino fundamental I, por causa da idade, ainda não conseguem fazer, de forma correta e produtiva, as anotações no próprio computador. A maioria deles consegue lembrar melhor daquilo que foi anotado e registrado no caderno.

A professora destaca que o caderno faz parte da lista de materiais imprescindíveis para as aulas. “Os alunos que o utilizam corretamente saem em vantagem, pois estão mais atentos ao que acontece na sala, podem fazer suas anotações de maneira a fixar o que está sendo aprendido e também ficam de posse de um material fácil e acessível para seu estudo, principalmente no período de avaliações”. Ela ressalta que faz parte do aprendizado a capacidade de anotar as aulas, as leituras, as tarefas e as dúvidas a serem sanadas.

Além de ajudar os alunos, esses escritos também auxiliam os professores. “Acompanhar, orientar e avaliar os registros dos estudantes ajuda o docente a se organizar, a saber com mais precisão a sua evolução e onde é necessário focar suas aulas, se é preciso retornar a algum conteúdo ou se pode seguir adiante”, observa a professora.

Para fazer os registros de forma adequada e ter um caderno organizado com os conteúdos das disciplinas, ela sugere, em primeiro lugar, que os alunos entendam a importância das anotações. A partir daí, eles podem escolher um caderno da sua preferência e canetas, lápis e marcadores de texto que os deixem confortáveis ao escrever. “As anotações devem ser datadas e é importante colocar títulos em destaque que permitam encontrar o conteúdo com facilidade”, orienta.

Concentrar-se nas aulas para que as anotações sejam corretas e coerentes com o que está sendo aprendido, responder as atividades com lápis para que possam ser corrigidas e sempre anotar as dúvidas com destaque são outras recomendações. “Aprender também significa ser capaz de anotar e organizar tudo o que foi ensinado e o que foi construído por meio de suas experiências”, finaliza a professora.