Carreira e profissão

Profissão e carreira: saiba a diferença entre os conceitos

A definição de uma graduação está ligada à especificidade de um conhecimento; já a sucessão de funções, cargos e experiências profissionais caracterizam a carreira

No processo de escolha do curso superior, é importante que os estudantes entendam alguns conceitos, que podem ajudá-los nessa definição. Uma dúvida comum dos alunos de ensino médio e vestibulandos é em relação à diferença entre profissão e carreira.

“Profissão é o assunto de trabalho, a especialidade de um conhecimento. Já a carreira é a união de diversos conhecimentos das profissões desenvolvidas, cargos e experiências vividas que, em conjunto, simbolizam o caminho de uma pessoa no âmbito profissional”, esclarece Débora Aparecida Consoline, orientadora de estudos e orientadora profissional do Colégio Mater Amabilis. “É como se a profissão fosse um carro, e a carreira, a estrada. O carro nos leva a algum lugar que desejamos ir, podemos escolher qual modelo queremos e por qual caminho gostaríamos de ir”, compara. “O final dessa estrada é a satisfação da pessoa, se sentindo bem fazendo suas atividades”.

Segundo ela, sabendo a diferença entre carreira e profissão, na hora de escolher o curso, o estudante deve avaliar a partir da trajetória que gostaria de ter – a carreira, ou o assunto que pretende seguir, a profissão. “Quando escolhemos um curso na faculdade, pensamos na profissão que vamos exercer, e o desenrolar dessa história caracteriza a carreira.”

Ao escolher o curso, contudo, é necessário levar em consideração o que é importante para a cada um. “Os critérios para essa escolha nada mais são do que um conjunto de aspectos que a pessoa valoriza”, afirma. Alguns fatores podem ser levados em conta, como o ambiente de trabalho, a rotina, os conteúdos abordados no dia a dia, o perfil dos profissionais com quem vai interagir e o que deseja obter no dia a dia profissional e ao longo da carreira.

Para Débora, a pandemia que estamos vivendo pode influenciar esse processo de escolha do jovem, na medida em que ela provoca mudanças no modo de vida e nas rotinas, relações e regimes de trabalho. “Consequentemente, as profissões se ajustam, o que naturalmente acontece ao longo dos anos. Mas, com a pandemia, essas transformações foram aceleradas, pois tornaram-se imprescindíveis para dar continuidade ao dia a dia do trabalho, além das demandas atuais atendidas por novas profissões.”

Ela orienta que essas mudanças sejam vistas com olhar atento. “É preciso levá-las em consideração, buscando a essência profissional e quais são as tendências e novidades que podem contribuir para o desenvolvimento do profissional no decorrer de sua carreira.”