Férias devem combinar lazer e aprendizado

Período pode incluir descanso, mas também atividades culturais; para alunos do Ensino Médio é recomendado dividir o tempo com os estudos

“As férias são um período de descanso e um momento para compartilhar atividades de lazer e cultura com a família”, diz Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da Orientação Educacional do Colégio Mater Amabilis. Segundo ela, dar uma parada é fundamental para repor as energias e voltar com força total para encarar o novo semestre.

De acordo com a coordenadora, tão importante quanto essa pausa é estar com pais, familiares e amigos para trocar afetos, informações, experiências e conhecimentos. “Sabemos que os filhos aprendem muito no contato com os pais, mas o contrário também é verdadeiro. As crianças e adolescentes podem aproveitar esses momentos para colocar em prática o que aprendem na escola e desfrutar desses conhecimentos junto à família”, diz. “Em uma viagem ou passeio, podem comentar sobre a arquitetura do local; na visita a um museu, contextualizar com o período histórico que estudou”, exemplifica.

Outro aspecto importante é ter um olhar diferenciado para o lazer, ou seja, procurar, sempre que possível, conjugar diversão com aquisição de conhecimento. Para isso, ela sugere visitas a exposições, passeios em parques para observação da natureza e sessões de teatro e cinema.

Ela conta que os alunos do Fundamental I têm indicações de livros para o período de férias, de acordo com a série e idade – a turma do 3º ano, por exemplo, vai ler Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, e a do 4º ano, Diário de Pilar na Amazônia. “A ideia é que seja uma obra mais leve e que desperte o gosto pela leitura”, explica. Na volta às aulas, eles fazem atividades referentes a esse conteúdo. Os estudantes do Fundamental II também têm essas recomendações e são incentivados, ainda, a fazerem leituras informativas de jornais e revistas. “Nessa faixa etária, eles já devem acompanhar o que acontece no país e no mundo, para tentar relacionar fatos e desenvolver o pensamento crítico”, afirma a coordenadora.

Já para primeiro e segundo anos do Ensino Médio, a recomendação é dividir as férias entre lazer, incluindo atividades culturais, e estudo. “Eles podem revisar tópicos que precisam ser aprimorados e ler revistas e jornais para se manterem atualizados”, diz.  No terceiro ano, segue a mesma orientação (50% do tempo para lazer e 50% para estudo), com a sugestão de rever o conteúdo do semestre, colocar tarefas em dia e revisar as obras literárias dos vestibulares da Fuvest e Unicamp.