gratidão

Gratidão: por que é tão importante exercitá-la?

Agradecer pelas mínimas coisas, até pelos desafios que a vida impõe, é um exercício diário de reflexão e consciência que pode ser aprendido desde cedo.

A palavra “gratidão” vem do latim “gratia”, o mesmo que graça, ou seja, reconhecimento por tudo o que é recebido. Pode ser o ar que se respira, o alimento que sacia a fome, o copo de água que tira a sede, a sala de aula limpa e cheirosa para acolher os alunos, a dedicação dos educadores para estimular o aprendizado, a segurança na porta da escola, o suporte da família…sim, há muito o que ser grato. Diariamente há algo e alguém a agradecer, basta um simples empenho para lembrar, até que se torne um hábito.

Ensinar a gratidão é um ato de amor e respeito ao próximo e quem aprende deve passar adiante, pois ajuda a construir relacionamentos interpessoais saudáveis e cria ambientes agradáveis.

Como incorporar a gratidão no dia a dia?

No Mater, a habilidade é desenvolvida em sala de aula e logo ultrapassa os muros da escola. Primeiro, os alunos são incentivados a repensar o dia e a escrever sobre o que são gratos,
por meio de uma trilha de gratidão, que permite compreender o sentido de valorizar pequenos gestos ou situações.

“Finalizado esse processo de entendimento, o próximo passo é identificar o que e quem agradecer e saber expressar isso. Começamos, então, a ´corrente da gratidão´, onde o aluno escolhe duas pessoas para entregar um cartão em que está descrito o motivo pelo qual ele
é grato a elas. As mesmas pessoas recebem um outro cartão em branco para que também possam demonstrar gratidão a alguém. Aí já temos uma forte repercussão dentro e fora da escola”, explica a professora do Fundamental I, Márcia Aparecida da Silva, que utiliza a metodologia do Programa Semente.

Após um mês de imersão, troca de experiências e vivências, o aluno é convidado a escrever uma carta para esclarecer a alguém a importância de agradecer, transmitindo tudo o que aprendeu e, como agente de transformação, reverberando boas práticas em sociedade. “O exercício
da gratidão é diário e deve ser fortalecido em todas as relações e ambientes – na escola, em casa, com os amigos, nos momentos de lazer… A gratidão caminha junto com a gentileza,
a empatia, a alegria, a afetuosidade, a solução e o bem-estar. Todos ganham, principalmente quem é grato!”, conclui.