5 sugestões de obras para entreter e ampliar o repertório cultural
Professor de história do Mater recomenda livros, podcast e documentário que dialogam com a história do Brasil e a situação atual
Hoje, com tantas possibilidades de entretenimento — filmes, séries, leituras, podcasts — é possível unir lazer e aprendizado para aumentar a bagagem cultural e desenvolver o pensamento crítico. Helio Moreti, professor de história dos ensinos fundamental e médio do Colégio Mater Amabilis, sugere algumas opções para os estudantes e suas famílias que dialogam com a história do país e o momento atual. Confira.
Livro “Kafka à beira-mar”
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
O livro nos conduz por uma trilha poética permeada de mistérios e situações inusitadas em um Japão marcado pelo fracasso filosófico da sociedade de consumo e pela agonia de suas tradições mais arraigadas. As jornadas individuais do Sr. Nakata e do jovem Tamura são traçadas em paralelo, mas dão o sentido para uma trama ágil e envolvente. A leveza da escrita e o caráter fantástico da narrativa conferem à obra uma atmosfera especial que nos faz flanar para longe dessa realidade obscura que nos cerca.
Podcast “Praia dos Ossos”
Idealização e apresentação: Branca Vianna
Produção: Rádio Novelo
São oito episódios, de cerca de uma hora de duração, que contam a história do assassinato de Ângela Diniz, pelo então namorado Doca Street, na Praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, em 1976. O crime e a prisão do assassino transformaram-se em espetáculo midiático arrastado por anos até o julgamento final do réu. Longe da simples narrativa policial, Praia dos Ossos é um contundente, e às vezes revoltante, documento sobre o feminicídio e a conivência e cumplicidade presentes na sociedade brasileira, assim como os padrões patriarcais característicos de nossa cultura. Em 2020, entrou na lista de melhores podcasts da Apple Podcasts. Disponível no Spotify e Deezer, entre outros, e no site https://www.radionovelo.com.br/praiadosossos/
Livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Com seu estilo inconfundivelmente saboroso, o autor conta a inusitada história de cinco desertores, exilados cubanos, e suas dificuldades em trabalhar como espiões no coração da resistência antirrevolucionária cubana em Miami. A obra é um retrato dinâmico dos últimos momentos da Guerra Fria, além de revelar traços interessantes dos métodos de defesa e espionagem do governo de Fidel Castro.
Documentário “Verdade 12.528”
Diretores: Paula Sacchetta e Peu Robles
Produção: João e Maria.doc
A documentário, lançado em 2013, trata da tortura e desaparecimento de presos políticos durante a ditadura militar no Brasil, a partir dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Com o objetivo de esclarecer os crimes cometidos pelo estado brasileiro durante o período, a comissão foi criada em 2012, pela Lei 12.528 — que dá título ao documentário. Os depoimentos de presos e familiares escancaram o nosso passado recente de desrespeito às liberdades, às instituições e aos direitos humanos, tão relativizados na atualidade por lideranças políticas e formadores de opinião. Disponível no YouTube (52 minutos).
Livro “Sobre o autoritarismo brasileiro”
Autora: Lilia Moritz Schwarcz
Editora: Companhia das Letras
Ao refletir sobre a atual onda de reacionarismo, autoritarismo e retrocesso em relação aos direitos humanos, a autora resgata as raízes mais profundas do autoritarismo brasileiro, já presentes nos contextos colonial, imperial e republicano. O texto dialoga com a história, a antropologia e a sociologia para identificar nosso DNA autoritário e mostrar que a cidadania e a democracia talvez sejam pontos de exceção na nossa sociedade.
Sem Comentários