Mater Amabilis é escola associada à Unesco – saiba o que isso significa

Colégio integra rede mundial de instituições que promovem projetos que contemplam a educação para a paz, a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento sustentável

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem como uma de suas principais diretrizes auxiliar os países-membros a promover a qualidade e o acesso à educação, considerando que ela é um valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico das nações.

Para isso, conta com algumas ações, como o Programa de Escolas Associadas (PEA), uma rede internacional de 11.700 escolas de 183 países, que atuam pela cultura da paz, trocando informações e compartilhando projetos e ideias. O Colégio Mater Amabilis, associado há 11 anos, é uma das cerca de 600 instituições brasileiras que integram essa rede.

“Ser uma escola associada é assumir o compromisso de garantir que nosso colégio seja um propagador dos valores defendidos pela Unesco e trabalhe no desenvolvimento de projetos que contemplem os principais pilares defendidos pela rede, como a educação para a paz, a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento sustentável”, diz Luiz Antonio Gerardi Junior, professor de biologia e coordenador dos projetos socioambientais (SOS Mater) do Colégio Mater Amabilis.

A decisão de buscar fazer parte desse grupo, de acordo com ele, veio da necessidade de trazer essas temáticas para a realidade dos estudantes. “Acreditarmos no modelo de educação defendido pela Unesco que estimula o protagonismo do aluno, o ‘pensar globalmente’ e a defesa da democracia e dos direitos humanos como ferramentas de formação para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ambientalmente atuante”.

Segundo o professor, as atividades e projetos realizados pela escola têm o compromisso de trabalhar os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os temas publicados anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto socioambiental Nova Vida, por exemplo, que atua na destinação de resíduos e inclusão de catadores de materiais recicláveis, inclui os objetivos relativos à erradicação da pobreza, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis.

“Integrar o PEA nos obriga a estarmos conectados com as temáticas discutidas mundialmente e que servem como temas norteadores dos nossos projetos e ações dentro e fora do colégio. Isso enriquece a formação de nossos alunos e tem o poder de transformar nossa sociedade”, afirma o coordenador.