Handebol

Mater recebe chancela da Confederação Brasileira para ser Polo Oficial de Handebol

O colégio, tido como referência na modalidade, agora é polo oficial no mini-handebol de Guarulhos, voltado à preparação de crianças de 5 a 10 anos. Com a conquista da chancela da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a instituição passa a ser certificada e reconhecida no País, podendo manter inclusive cooperações pedagógicas com a Confederação Sul Centro Americana de Handebol (COSCABAL) e a European Handball Federation (EHF).

No Mater, o esporte é visto como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento integral da criança – físico, motor, cognitivo, afetivo, educacional e social. Há duas décadas, o colégio incentiva a participação dos alunos em campeonatos regionais, estaduais e torneios de verão de mini-hand. Criado na Dinamarca, no final da década de 1970, a modalidade passou a integrar a Confederação Brasileira de Handebol, em 2000. De maneira lúdica e adaptada, estimula diversas vivências às crianças e auxilia em sua formação.

“No mini-handebol, a bola lançada ao outro desperta o olhar sobre a coletividade. A ausência de um placar mostra que ganhar ou perder é uma questão de perspectiva. As penalidades no jogo sinalizam comportamentos inadequados que não podem se repetir também em sociedade. A diversão inspira a criatividade e a sociabilização amplifica valores como respeito, empatia, ética, cooperação, competitividade saudável, liderança pelo exemplo. A prática esportiva, mesmo que na brincadeira, traz ensinamentos em todos os campos da vida”, ressalta o treinador, coordenador de Educação Física, Esporte e Evento do Mater Amabilis, Alexandre Ribeiro, o “Zuza”.

História de sucesso e talentos revelados

Zuza – que coleciona vitórias em torneios nacionais e internacionais, como na Itália (Copa Étina),
e é fundador do projeto de formação de atletas Herkules-Guarulhos – recentemente foi nomeado assistente técnico da Seleção Brasileira Cadete (sub16).

O coordenador do Mater treina alunos no handebol, desde 1999. Entre os atletas que começaram a carreira com ele, nas quadras do colégio, está César Almeida “Bombom”. Atualmente em um clube espanhol, o goleiro foi destaque em jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos, mundiais e, na equipe brasileira masculina de handebol, obteve a melhor campanha da história nas Olimpíadas Rio 2016.

“O incentivo da família à prática esportiva das crianças e jovens é algo fundamental. Além de proporcionar saúde, é uma fonte inesgotável de aprendizado, ao exercitar o autoconhecimento, autocontrole, entre outras habilidades socioemocionais, como saber lidar com expectativas, adversidades, frustrações e capacidade de superação”, reforça Zuza, que conta com o apoio do parceiro e professor, Thiago Vinícius, nos treinamentos das equipes do Mater.