Mater realiza mudanças nos espaços e nos procedimentos para uma volta às aulas segura

Locais de entrada e horários específicos para cada ciclo de ensino, sinalizações de distanciamento e rotas, instalação de pias em todos os corredores e investimento em equipamentos de videoconferência são algumas das medidas adotadas pelo colégio

No contexto da pandemia e da retomada das aulas presenciais, para garantir a maior segurança possível aos alunos e a toda comunidade escolar, o Colégio Mater Amabilis realizou diversas mudanças na sua estrutura física, além da adoção de protocolos de segurança e higiene.

“Em relação ao espaço, nós fomos privilegiados, pois o fato da escola ter um espaço físico amplo facilita o distanciamento entre as pessoas. Mas a primeira grande alteração que fizemos foi usar marcações com adesivos no chão para determinar entradas específicas, sinalizadas com cores diferentes, para cada ciclo de ensino — Fundamental I, Fundamental II e Médio, já que a Educação Infantil já possui entrada própria”, diz Diego Doi, coordenador de marketing do colégio.

Ele conta que todos os espaços foram revistos. “Substituímos todas as torneiras dos bebedouros por sensores, pedimos para os alunos trazerem suas garrafas e canecas de casa, e instalamos totens de álcool em gel e pias em todos os corredores, para que os estudantes possam fazer a higiene das mãos. As áreas comuns, como biblioteca e restaurante, foram desativadas neste momento, e os alunos são orientados a retornar para casa assim que as aulas regulares terminam.”

Além desses cuidados, os estudantes e as famílias têm um protocolo a seguir todos os dias, antes de irem para a escola. Os pais devem fazer a aferição da temperatura, relatar eventuais sintomas e se certificar de que os alunos tenham pelo menos três máscaras em boas condições para levar à aula.

Os horários de entrada e saída dos alunos também foram alterados, de acordo com cada série, para evitar aglomerações. Da mesma forma, a separação dos intervalos de cada turma foi ampliada e houve reforço da equipe de inspetores e dos cuidados nas cantinas, com sinalizações de distanciamento e de rotas.

Em relação às salas de aula, onde ocorrem aulas presenciais e remotas simultaneamente, elas são higienizadas a cada duas horas, as portas e janelas se mantêm abertas, e as mesas estão posicionadas com distanciamento de um metro e meio entre elas. É obrigatório o uso de máscaras pelos alunos, e os professores devem estar com os EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

De acordo com Doi, outra grande mudança foi o investimento em tecnologia em todas as salas de aula, que contam com equipamento de videoconferência de última geração, com qualidade de 4K para quem está em casa. “Foi um investimento significativo feito pela escola e fizemos pensando na melhor entrega para o aluno e na melhor solução para o modelo híbrido, para o professor dar a sua aula com a maior segurança neste momento, sem ter que se preocupar em compartilhar equipamento ou com a qualidade da imagem e do som” finaliza.