novo ensino médio

Novo Ensino Médio: O que muda na rotina dos alunos?

Com a chegada desse novo modelo pedagógico, que traz novidades às salas de aula, estudantes devem, com a ajuda de suas famílias, preparar-se para usufruir das potências do novo formato e olhar para o seu futuro

O Novo Ensino Médio é uma mudança na estrutura do ensino médio como o conhecemos, pensada para aumentar o engajamento, o protagonismo do aluno e o foco em seu projeto de vida individual. Consistindo em uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ele permite organizações curriculares mais flexíveis, desde que norteadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e amplia o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para 1000 horas anuais.

De forma prática, esse modelo traz um novo formato de trabalho em sala de aula: os itinerários formativos. Os itinerários são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo que os estudantes poderão escolher de maneira autônoma. Esses momentos não substituem as outras matérias escolares e podem consistir no aprofundamento de diversas áreas de conhecimento ou de campos técnicos, com foco no desenvolvimento dos interesses dos alunos e alunas. As escolas possuem também liberdade para definir quais itinerários formativos serão ofertados, desde que essa escolha envolva a comunidade como um todo.

As orientadoras educacionais Yvete Abiuzi e Simone Ueno reiteram a importância de se ouvir a comunidade escolar e explicam que “no final do ano passado, foi realizada uma pesquisa com os alunos para verificar as principais áreas de interesses, que permitissem o aprofundamento desses jovens no mercado de trabalho que desejassem”. Por fim, os itinerários formativos selecionados, a partir dos votos dos estudantes, foram: Comunicação, Biotecnologia, Imunologia, Finanças, Empreendedorismo, Programação, Gamificação, Energias Renováveis, Brasilidades e Modelos Políticos.

Já a rotina dos estudantes, termina por envolver mais autonomia e incentiva a descoberta de possibilidades de futuro. “O aluno pode optar por dois dos 10 itinerários no 1º semestre e seguir com os mesmos ou optar por outros no 2º semestre” acrescentam as orientadoras. A presença da família, mesmo em um momento que preza a autonomia, prossegue essencial. “Os pais e responsáveis devem incentivar o jovem a aproveitar essa oportunidade de estudar disciplinas com as quais ele possui mais afinidade, de forma a descobrir novas aptidões, experimentar ideias de carreira e criar um projeto de vida”.

Acima de tudo, a comunidade escolar como um todo deve estar de braços abertos a essas mudanças, que chegam para auxiliar no aprendizado e valorizar as potências de cada um. “Os itinerários formativos, e o Novo Ensino Médio como um todo, vieram de encontro com a filosofia do Mater que é de preparar cidadãos mais autônomos, conscientes de suas escolhas e responsabilidades, preparados para a vida. Um cidadão bem preparado, realizado, com certeza irá fazer a diferença na sociedade, tornando-se um agente transformador do meio, em prol de seus semelhantes”, concluem Yvete e Simone.