Alfabetização

Participação ativa dos pais favorece a alfabetização e o letramento das crianças

Interações e ambiente rico em experiências de leitura e escrita estimulam a aprendizagem; família pode propor diálogos, brincadeiras e atividades que desenvolvem habilidades

Para as crianças em fase de alfabetização e letramento, o papel ativo dos pais, incentivando e acompanhando o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura, é fundamental, ainda mais em tempos de pandemia.

“A aprendizagem, segundo Piaget, é um processo de desenvolvimento intelectual que se dá por meio das estruturas de pensamento e se relaciona diretamente com as interações que mantemos em nosso meio,” explica Miriam Dantas de Souza, professora do 2º ano do ensino fundamental I do Colégio Mater Amabilis.

De acordo com ela, um ambiente rico em experiências de leitura e escrita estimula e amplia a compreensão de mundo da criança. “A participação dos familiares nesse processo é essencial, ao possibilitar condições favoráveis e lúdicas à criança, fazendo com que ela se sinta confortável e capaz de desenvolver habilidades no discurso e na escrita, trazendo-as ao seu convívio social”.

A professora observa que a pandemia impôs diferentes desafios, mas que o compromisso e o desempenho dos alunos e famílias têm tornado possível a alfabetização em aulas híbridas e remotas. “Diante desse cenário, o desenvolvimento da linguagem e da escrita das crianças acontece por meio de uma parceria entre família e escola, fortalecida pela escuta, paciência, empatia e compreensão que a delicadeza deste momento exige. O trabalho em equipe é imprescindível, seja entre os profissionais da escola, seja com os pais.”

Em casa, para apoiar e estimular o processo de alfabetização, os pais podem incentivar o hábito e o gosto pela leitura desde cedo, lendo para os filhos e filhas diferentes gêneros literários infantis. “Fazer lista de compras, escrever receitas, cartões e bilhetes a familiares e amigos, promover brincadeiras que envolvem jogos de letras móveis, formação de palavras e cantigas e assistir a filmes infantis são outras formas de praticar a oralidade e a escrita com os pequenos”, sugere Miriam.

“É importante sempre encorajar e despertar a curiosidade pelo aprendizado. Mais do que isso, é primordial o acompanhamento no desenvolvimento da atenção, da autorregulação, do autocontrole, da empatia e do respeito”, completa a professora.