preparação

5 dicas de preparação nesta reta final para o ENEM e o vestibular

A maratona de exames para os grandes processos seletivos do país se aproxima. Hora de repassar os últimos detalhes em cada disciplina, esclarecer dúvidas que possam ter ficado pendentes, e buscar se manter bem física e emocionalmente. Confira as principais dicas de preparação elencadas pela coordenadora de Orientação Educacional do Mater, Yvete Abiuzi:

1. Tempo: um aliado, se bem gerenciado

Um bom planejamento diário, com as tarefas que precisam ser realizadas e os horários dedicados a cada uma delas – estudo das diferentes matérias, testes, orientações e pausas programadas para outras atividades – ajuda a ter disciplina, foco e é uma ótima forma de evitar o estresse, pois tudo flui melhor. Fica aquela sensação de dever cumprido ao fazer uma checagem, ao final do dia, e ver que o tempo foi administrado adequadamente.

1. Rotina equilibrada: isso também conta ponto

Manter uma alimentação balanceada, se hidratar, praticar esportes, garantir sono de qualidade e interagir com a família e os amigos é fundamental em qualquer período da vida, inclusive neste em que o estudante está em uma rotina de preparação intensa. Além de proporcionar saúde
e bem-estar, estes hábitos trazem mais disposição, concentração, autocontrole e rendimento.

1. Parceria pais, alunos e escola

Em casa, ter um ambiente tranquilo para os estudos, contar com o apoio da família para evitar interrupções ou distrações desnecessárias, e estabelecer neste convívio uma relação de confiança e suporte emocional, onde não haja cobranças ou pressões demasiadas, e sim engajamento e motivação, faz muita diferença. Aqui, entra ainda o elo com a escola que, por meio de orientação pedagógica, compreende as situações enfrentadas, reflete junto com alunos e pais sobre as melhores soluções, e fornece recursos para a tomada de decisão mais assertiva.

1. Ritmo de preparação já conhecido

O aluno do Mater está habituado com a preparação para o ENEM e o vestibular, que começa desde o último ano do Fundamental e se intensifica no Ensino Médio. Neste processo, há uma série de ferramentas disponíveis: aprofundamento de conteúdo; entrevistas com a coordenação pedagógica para traçar estratégias de estudo; simulados com acesso a exames de anos anteriores; testes de até para treinar conhecimento, condições físicas e emocionais nos dias de prova; apoio psicológico; parceria com a família para acompanhamento das escolhas dos alunos sobre cursos, universidades e carreiras; além de momentos de integração e descontração.

1. Trilha de aprendizado: comemorar cada etapa

Por ser marcante, o estudante lembrará desta fase ao longo da vida. Então, que ela seja positiva, ao acessar suas memórias lá na frente. Essa positividade tem a ver com a trilha de aprendizagem percorrida, as vivências e ganhos de repertório, a consciência de que foi feito o melhor que se pode neste período. Quando se trata de aprendizado, reconhecer cada avanço rumo a um objetivo é uma forma madura de entender que o vestibular é um desafio importante, mas outros surgirão. Afinal, o conhecimento deve ser uma busca permanente.