vida universitária

Alunos do Mater têm recursos diversos na preparação para a vida universitária

Apoio para traçar estratégias de estudo para os vestibulares, acompanhamento para a escolha do curso e da faculdade e suporte emocional são algumas das ações do colégio

O 3º ano do Ensino Médio representa a finalização de uma importante etapa na vida dos estudantes. Além de concluírem o último segmento da educação básica, eles se preparam para o começo de uma nova fase: o ingresso na vida universitária.

No Colégio Mater Amabilis, os alunos do Ensino Médio, especialmente os do 3º ano, têm à disposição uma série de recursos para que possam lidar com as questões desse momento de forma responsável e saudável. “Todos passam por diversas entrevistas com a coordenação pedagógica, tantas quantas forem necessárias, para traçar estratégias de estudo específicas para os vestibulares”, diz Anderson Weber, coordenador do Ensino Médio.

Ele conta que o colégio também acompanha o adolescente e a família na escolha das faculdades e universidades que ele deseja cursar. “Contamos com o apoio da orientação profissional no suporte ao aluno para uma tomada de decisão consciente, envolvendo as dimensões pessoal, social e profissional, para validação de seus interesses e habilidades na busca de um curso e uma profissão”.

Para que os alunos tenham contato com estudantes veteranos dos cursos que pretendem fazer e conheçam professores universitários e a estrutura das instituições de ensino superior, o colégio normalmente prepara diversas atividades, como visitas a universidades, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O apoio emocional é outro ponto importante dessa preparação. “Geralmente, organizamos eventos como rodas de conversas, campeonatos esportivos, shows com bandas contratadas e almoço de confraternização para alunos e professores na véspera da prova da Fuvest. São momentos carregados de emoção”, destaca Anderson. Ele lembra ainda que no dia da realização dos exames, professores, orientadores, diretores e inspetores do Mater acompanham os jovens nos locais de prova.

Quando os encontros presenciais foram interrompidos pela pandemia, os atendimentos com os estudantes seguiram por meio de videochamadas. A preparação para os vestibulares, para aqueles que se formaram em 2020, estendeu-se durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021. Até todo o processo ser concluído, as orientações de como se preparar para as provas específicas continuaram. “Alguns precisaram de ajuda para a escolha da universidade onde se matricular e, para isso, tiveram apoio dos professores, da coordenação e até mesmo de ex-alunos do Mater que hoje são veteranos na Poli, Pinheiros, São Francisco e na FGV”, afirma o coordenador.