Envolvimento dos pais na escola é fundamental para alinhar responsabilidades na educação das crianças

N’O Pequeno Príncipe, as famílias são chamadas a participar de atividades e trocar conhecimentos

A parceria entre a família e a escola é essencial para o aprendizado global dos alunos, principalmente na infância. Além do diálogo constante que deve ocorrer entre as duas partes, a presença dos pais no ambiente escolar, por meio de atividades que envolvem a família, estreitam essa relação, funcionam como uma troca real de conhecimentos e ajudam a alinhar as responsabilidades na educação da criança.

Eliz Zancanaro, coordenadora administrativa d’O Pequeno Príncipe, a unidade de Educação Infantil do Colégio Mater Amabilis, conta que uma das formas da escola incentivar esse contato é convidando os pais para participar de atividades. Neste ano, por exemplo, as famílias puderam estar presentes em festas de aniversário dos mascotes das classes, em apresentações musicais de bandas dos alunos, em aulas de culinária em que as crianças fizeram e serviram bolo e na festa de 50 anos do colégio. Em algumas ocasiões, os pais também colocaram a mão na massa, ao plantarem na horta da escola, confeccionarem cartazes junto com os filhos e contarem histórias para a turma.

“Nessas ações na escola, notamos que essa proximidade com os familiares traz muitos benefícios, pois cria oportunidades para construir uma relação de parceria, sugerir atividades que podem complementar o aprendizado em casa e, principalmente, mostrar como a nossa proposta pedagógica acontece no dia a dia”, afirma a coordenadora. “Também são momentos para as famílias trocarem experiências entre elas e com a própria escola. Ouvir os pais é essencial”.

Eliz também considera que conhecer os professores e como eles e as crianças brincam, socializam e aprendem são outras contribuições dessa parceria escola-família, assim como o trabalho em equipe, pois escola e família são as referências na formação das crianças.

Mesmo à distância, os pais também conseguem estar cientes das atividades, das brincadeiras e dos conteúdos que aos alunos aprendem. Eles podem acompanhar o que acontece por meio do aplicativo do colégio e das postagens nas redes sociais.

“A educação não tem muros, não tem fronteiras que impeçam a aprendizagem de acontecer aqui ou ali, mas tem uma regra importante: a coerência. ‘Dentro da escola’ e ‘dentro de casa’ não são a mesma coisa, mas se complementam e precisam falar a mesma linguagem para que a criança se sinta amada e tenha segurança para aprender e conquistar sua autonomia”, afirma a coordenadora.