Novo espaço de tecnologia do Mater promove aulas mais dinâmicas

Laboratório do colégio ganhou equipamentos, mobiliário e rede sem fio. Escola também lançou um sistema baseado no Microsoft Teams

As aulas no Mater Amabilis serão positivamente impactadas com a última novidade da escola, que acaba de inaugurar um espaço de informática totalmente reformado. A sala de tecnologia foi ampliada e agora conta com rede sem fio e mobiliário modular que se adapta de acordo com a necessidade de cada turma.

O principal objetivo da reforma foi proporcionar mais ferramentas tecnológicas aos alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por sua vez, os estudantes poderão utilizar o local também no contraturno escolar a partir do segundo semestre.

Segundo Fernanda Morais, professora do Programa Semente do colégio, os benefícios dessa mudança vão além da tecnologia e refletem no clima das aulas. “Os estudantes ficam muito contemplados porque é um espaço onde eles não precisam ter a mesma postura que têm em todas as aulas. Os alunos entendem essa sala não apenas como um novo local, mas como uma nova possibilidade de aprendizado e de cotidiano”, ressalta Morais.

A professora levou todas as turmas para a semana de inauguração do laboratório e recebeu uma resposta positiva. Ela utilizou os computadores para aplicar listas de exercícios por meio de um formulário. Como as respostas de toda classe foram enviadas, foi mais fácil para ela receber um feedback instantâneo de como a sala estava absorvendo o conteúdo.

Escola investe em soluções da Microsoft

Outra ferramenta que facilitará a realização de tarefas e os trabalhos colaborativos é o sistema de interação entre alunos e professores baseado no aplicativo Microsoft Teams, uma plataforma que reúne conteúdos, cadernos digitais, aplicativos e comunicação. Nela, o aluno tem acesso a todas as disciplinas de sua turma, gerenciada pelos professores responsáveis por cada matéria.

A novidade é parte do investimento tecnológico que está sendo feito pela escola, que agora oferece o Microsoft Office 365 para toda a sua comunidade escolar. Dessa forma, além de docentes e colaboradores, todos os estudantes a partir do Ensino Fundamental II terão um login no Office 365 com acesso online ao Word, Excel, PowerPoint, Sway, OneNote, Outlook, Forms, Teams, entre outros, além de 1 TB (terabyte) de espaço disponível no OneDrive.