Durante a quarentena, rotina é aliada na organização das famílias
Estabelecer horários, usos de espaços comuns e divisão de tarefas ajudam pais e filhos a ter convivência harmoniosa e dia a dia mais produtivo
Durante a quarentena, estabelecer uma rotina para que todos da família possam se organizar para realizar as atividades em casa, respeitando o espaço de cada um, é um dos pré-requisitos para uma convivência harmoniosa.
“Com os pais, muitas vezes, em home office e as crianças tendo aulas a distância, dividindo o mesmo ambiente, durante todo o dia, é necessário esse planejamento para conciliar os horários e ninguém sair prejudicado”, diz Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da orientação educacional do Colégio Mater Amabilis. Ela sugere envolver as crianças nesse processo, para chegar a uma rotina que funcione para todos, e montar uma planilha ou fazer um cartaz para que pais e filhos possam visualizar a distribuição das tarefas e os locais da casa utilizados para cada uma.
Além das aulas remotas e lições da escola, a rotina das crianças deve comportar também a participação nas tarefas domésticas e momentos de lazer. “É interessante incluir atividades físicas e jogos, até mesmo com a família, e momentos livres em que elas escolhem o que fazer, como brincar, assistir televisão ou conversar com os colegas pela internet”, observa. Como eles já estão utilizando muito as telas de computadores e celulares, também é preciso ter cuidado para não haver o uso exagerado desses aparelhos nessas horas”. A coordenadora também considera importante manter horários para dormir e acordar, para ajudar na estruturação da rotina.
Para Yvete, o respeito mútuo deve ser o denominador comum para cumprir a rotina combinada e garantir um ambiente saudável para toda a família. “Parceria, paciência e resiliência precisam ser exercitadas para podermos passar da melhor forma por tudo isso”.
Sem Comentários