Organização e equilíbrio emocional para enfrentar 2ª fase dos vestibulares

Resolver provas de anos anteriores ajuda o estudante a ganhar mais confiança; estabelecer horários de estudo e descanso e praticar atividades físicas melhoram a disposição

Passada a primeira fase dos exames vestibulares, o foco dos candidatos se volta para as provas da segunda fase que ocorrem, em geral, ainda em dezembro (como Unesp e ITA) ou nas primeiras semanas de janeiro (Fuvest e Unicamp). Nessa etapa decisiva, organizar os estudos e manter o equilíbrio emocional são requisitos essenciais.

“Por mais que o aluno tenha estudado e domine os conteúdos, se ele não estiver bem emocionalmente, isso pode afetar o seu desempenho”, alerta Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da orientação educacional do Colégio Mater Amabilis.

Uma forma de ganhar segurança e autoconfiança, segundo a coordenadora, é investir na preparação, o que inclui, por exemplo, fazer as provas de edições passadas dos vestibulares como treino. “Ao resolver uma prova que já foi aplicada em anos anteriores, o estudante vai conhecendo o estilo das questões e sabendo o que lhe espera. Isso o ajudará a ficar mais tranquilo. Além disso, também é uma oportunidade para tirar eventuais dúvidas e calibrar o tempo para responder às perguntas”.

Outra dica da orientadora é se organizar para estabelecer horários para estudar — revisar as matérias, fazer exercícios e rever as obras de leitura obrigatória — e descansar. Ela estima em cerca de seis horas (que podem ser distribuídas ao longo do dia) o período de estudo e umas duas horas o tempo de relaxamento. “Nesses momentos de descanso, alguns preferem tirar uma soneca e outros, jogar um game ou ouvir uma música. É importante que cada um descubra como consegue se desligar um pouco, pois essa pausa deve ser algo revigorante”, diz.

Para combater a ansiedade, ela também sugere praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável e dormir bem. “Não adianta passar a noite estudando — pelo contrário, isso pode até prejudicar o bom funcionamento do organismo”, aconselha.

Participar de revisões na escola também é uma prática importante. “Estar na companhia de colegas que estão vivendo a mesma situação e poder contar com a orientação e o incentivo dos professores são fatores que contribuem para dar mais segurança”, afirma a educadora. No Mater, por exemplo, os alunos têm aulas específicas de revisão, de acordo com área escolhida — exatas, humanas ou biológicas. Neste ano, essas revisões começaram antes da primeira fase dos vestibulares e vão até 19 de dezembro. Professores e orientadores também ficam à disposição para conversar, acolher e dar apoio emocional.

Para conciliar a preparação para os exames com as festas de fim de ano, a orientação da coordenadora é continuar com os estudos até o dia 23 de dezembro. A partir daí, a ordem é aproveitar e curtir o Natal com a família. No dia 26 dezembro, mãos à obra novamente. No Ano Novo, o esquema pode ser o mesmo. “É preciso ter uma disciplina grande nesses dias. Mas tudo é questão de se organizar para aproveitar tanto o tempo para estudar como os momentos para relaxar. Afinal, a pessoa é uma só e precisa encontrar esse equilíbrio”.