Pais que trabalham: o que propor para os filhos nas férias?

É importante planejar esse período para proporcionar lazer e diversão aos pequenos; atividades recreativas, cursos de férias e passeios com familiares e colegas são opções

As férias representam um dos momentos do ano mais esperados pelas crianças. Afinal, depois de um período de aulas, é hora de aproveitar o tempo livre e sair um pouco da rotina. Mas, se após um curto recesso de final de ano, os pais precisam voltar ao trabalho, como conciliar esse retorno com os filhos ainda de férias em casa?

Organizar-se e fazer um planejamento para esses dias é a sugestão de Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da orientação educacional do Colégio Mater Amabilis. “As crianças maiores podem, inclusive, participar da definição de algumas dessas opções, de acordo com suas preferências”.

Para quem mora em condomínio, uma possibilidade é os pais se reunirem para contratar uma equipe de recreação, que vai proporcionar brincadeiras e atividades nas próprias dependências de lazer do local. Em geral, eles elaboram uma programação a ser seguida, de acordo com a faixa etária do grupo, em cada dia da semana e horários pré-determinados, que pode se estender por meio período ou durante todo o dia. Exemplos de atividades que costumam ser feitas são jogos, brincadeiras, contação de histórias e teatrinhos.

Nessa mesma linha de proporcionar programação diversificada, há cursos de férias em diversos estabelecimentos e escolas, mesmo para não alunos da instituição. Os pais optam por deixar a criança por uma ou mais semanas, período em que ela terá atividades como capoeira, circo, música e culinária. Para os maiores, acampamentos de férias costumam ser interessantes, principalmente se for possível combinar de ir junto com um amigo.

Deixar as crianças viajarem com os avós ou outros parentes, ou mesmo passarem alguns dias na companhia deles, também é uma opção para muitas famílias. Mesmo se morarem na mesma cidade, alguns programas podem ser feitos, como ir ao cinema ou visitar um museu ou exposição.

Se a alternativa for deixar o filho com a babá, os pais podem montar um roteiro e direcionar alguns passeios em locais como praças, shoppings e livrarias do bairro. Organizar-se com outros pais da escola ou do condomínio, que estejam de férias e tenham disponibilidade para fazer um rodízio para proporcionar algumas atividades para as crianças é outro caminho.

Um ponto importante, segundo a coordenadora, é os pais demonstrarem interesse e acompanharem com atenção como foi o dia de férias do filho. “Ao chegarem do trabalho, eles devem perguntar como foi o passeio ou o que a criança fez de diferente naquele dia.”

A coordenadora também sugere que as crianças deixem os aparelhos eletrônicos, como celulares e games, um pouco de lado e aproveitem para brincar e movimentar-se em ambientes ao ar livre e em contato com a natureza. “Esses momentos de lazer são importantes para elas renovarem as energias e retornarem mais tranquilas e preparados para o próximo ano letivo”.