Poli-USP

Aluno do Mater conquista primeiro lugar geral na Poli-USP

Gabriel Oda de Paiva ingressou no Curso de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP em 2021, após uma trajetória de vivências, apoio da família, amigos e absorção de conhecimento no Mater Amabilis, onde chegou com apenas três anos de idade e saiu aos 18 direto para a Poli-USP, considerada uma referência nacional e latino-americana na formação de engenheiros.

Ainda sem conhecer o ambiente universitário em sua plenitude, por ter entrado na faculdade em meio à pandemia, Gabriel – que conquistou o primeiro lugar no vestibular geral da Poli-USP – diz ter realizado um sonho antigo.

“Sempre gostei de estudar e acredito na formação como base de transformação social. Meu foco, disciplina, curiosidade e empenho ajudaram bastante nesse processo, mas atribuo essa conquista ao apoio da minha família e amigos e ao privilégio que tive de estudar – do Infantil ao Ensino Médio – no Mater. A instituição é de ponta, promove inúmeras possibilidades de desenvolvimento e conta com um corpo docente totalmente comprometido em estimular o crescimento e a realização de cada pessoa, como estudante, indivíduo, futuro profissional e cidadão. Mais do que educadores, são amigos que quero levar para a vida toda”, enfatiza.

Preparação para o vestibular

Gabriel reforça que a preparação para o vestibular no Mater colaborou muito em sua meta
de alcançar os melhores resultados na área escolhida. Ele pontua principalmente as aulas avançadas, o plantão de dúvidas no contraturno escolar, os programas de orientação com fortalecimento das habilidades socioemocionais, as rodas de discussão, e o incentivo para participação em Olimpíadas Científicas.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, o aluno coleciona cerca de 50 medalhas em olimpíadas de conhecimento, como Matemática sem Fronteiras, Canguru, OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBM (Olímpiada Brasileira de Matemática), OQSP (Olimpíada de Química de São Paulo) e OBQ (Olímpiada Brasileira de Química).

Aprendizado multiplicado

Engajado e com uma visão crítica da sociedade, herdada de sua formação do ambiente familiar e escolar, Gabriel gosta de ressaltar que não acumula conhecimento, mas aprende para também poder ensinar outras pessoas. E é com essa concepção de mundo que ele se voluntariou como plantonista de matemática no Cursinho Popular da Poli, que visa democratizar o acesso à educação, além de estar envolvido em pautas do terceiro setor da Poli Social. O sonho de entrar na faculdade já se concretizou e o de transformar realidades está em pleno andamento.