Mater celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com manifestação digital

A partir de resíduos sólidos recicláveis, alunos vão produzir cartazes sobre o tema; assunto é central na proposta pedagógica da escola e trabalhado com os alunos durante todo o ano

O Dia do Meio Ambiente, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrado em todo o mundo no dia 5 de junho. A comemoração surgiu a partir da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, que marcou o início das discussões sobre os impactos ambientais causados pela ação humana e a importância de um esforço global para a redução dos danos.

Tradicionalmente comemorada no Colégio Mater Amabilis, neste ano, devido à quarentena, a celebração será de uma forma diferente, por meio de uma manifestação digital. “Vamos executar uma ideia da professora Eliz Zancanaro e aproveitar os recursos digitais que já estamos utilizando por conta do isolamento. A partir de resíduos sólidos recicláveis, os alunos produzirão cartazes em casa para manifestar, por meio frases e figuras, a maneira como eles idealizam o mundo e desejam viver a partir de agora”, diz Luiz Antonio Gerardi Junior, professor de biologia e coordenador dos projetos socioambientais (SOS Mater) do colégio. A ideia é que as imagens das manifestações enviadas pelos estudantes sejam expostas nas páginas do colégio e nas as aulas online.

O professor conta que as questões ambientais fazem parte do programa de ensino da escola e são trabalhadas com os alunos ao longo de todo o ano. Os estudos do meio, por exemplo, possibilitam aos estudantes vivenciarem essa temática nas visitas e viagens que realizam. O mesmo ocorre com as ações de destinação dos resíduos sólidos do colégio. Ele lembra também que, desde 2009, o Mater é uma das escolas associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o compromisso de desenvolver projetos em consonância com a proposta de cultura da paz, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e com os temas norteadores sugeridos pela organização.

Para Gerardi, é imprescindível estimular os alunos para uma reflexão que englobe não só a comunidade do colégio, mas toda a sociedade, principalmente em momentos como o atual, marcado por tantos retrocessos nas questões ambientais do país. “Nesse contexto, devemos reforçar ainda mais a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. Também é importante trazer essa discussão cada vez mais para o protagonismo das crianças e dos jovens, sempre por meio da educação, pois acreditamos que só assim teremos uma geração ambientalmente consciente e verdadeiramente atuante.”